Contemplação e Missão
Há uma profunda identificação do carisma do nosso Instituto com a passagem bíblica da aparição de Cristo Ressuscitado aos discípulos de Emaús (cf. Lc 24,13-35), identificação que inspirou o próprio nome do Instituto.
De acordo com o texto bíblico, dois discípulos de Jesus, saindo de Jerusalém, se dirigem ao povoado de Emaús desesperançados com a sua morte. O Senhor aparece a eles, acompanha-os no caminho não sendo por eles reconhecidos, e diante de sua desolação explica a eles tudo o que nas Escrituras, a partir de Moisés e os Profetas, se refere à necessidade de seu sofrimento para que Ele entrasse em sua glória (cf. Lc 24,26)
Convidados a ficar com eles na aldeia, o Senhor acompanha-os, põe-se à mesa com eles, toma o pão, pronuncia a benção, parte-o e lhes dá. Nesse Instante, seus olhos se abrem, eles O reconhecem e Ele se torna invisível. Lembram-se então que seus corações ardiam enquanto o Senhor estava com eles pelo caminho e lhes explicava as Escrituras. Nesse momento, eles partem de volta a Jerusalém para anunciar aos irmãos o acontecido, ouvindo destes que Cristo ressuscitou e apareceu a Simão; e contam também a eles sua experiência com o Senhor no caminho.
Do mesmo modo como os dois discípulos contemplaram a face do Senhor no partir do pão e foram anunciá-Lo aos irmãos, nós, os Frades de Emaús temos o carisma de contemplar no Santíssimo Sacramento da Eucaristia ao Senhor Ressuscitado e anunciá-Lo aos homens sedentos de Deus, levando deste modo Sua presença, do sentido da vida, levando-os, por sua vez, a reconhecer todo o seu Senhorio, sua Sublime Divindade na Mesa Eucarística.
Artigo 1 – §2º (Regra de vida) – O Instituto dos Frades de Emaús possui como carisma principal o identificar-se como o aprendizado dos discípulos a caminho de Emaús, desejando adorar o Senhor Ressuscitado, no Santíssimo Sacramento da Eucaristia, e de levá-lo aos homens sedentos de Deus.
§3º (Regra de vida) – O Carisma do Instituto dos Frades de Emaús fundamenta-se na vivência da vida comunitária conventual, da oração, da contemplação e do trabalho.
Nosso objetivo é realizar na Igreja para a maior glória de Deus o serviço pastoral, tanto nas comunidades paroquiais, como na animação missionária, dedicando-se à formação de agentes de pastoral e lideranças cristãs para o bem do seu povo.