2º Dia da Novena de Nossa Senhora da Visitação
2º Dia: O Sim da Virgem Maria

“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” Lc 1,38
➢ Momento Orante da Palavra de Deus (Lc 1, 30-38)
➢ Momento Meditativo: Acolhendo a Mensagem Divina anunciada pelo Anjo, Maria avança com fidelidade na peregrinação da Fé. Se o egoísmo, fechamento e desconfiança de Eva escravizaram a humanidade na desobediência, o Sim da escrava do Senhor, trouxe redenção a esta mesma humanidade.
Aquela que acolheu o Verbo Divino pela Anunciação, o apresenta ao mundo como fruto de sua Maternidade. Mãe pela Palavra, Mãe do Filho de Deus, Mãe por meio de um “sim” fiel.
Associada por seu “sim” à missão salvadora de Jesus, a Virgem Maria se torna mãe e discípula, apontando para aquele que é o Mediador da salvação, e se tornando Mãe solícita para a humanidade, uma vez que está unida ao Filho. O “sim” da Mãe de Deus repercutiu na história de toda a humanidade, com a vinda do Salvador.
Através do nosso Sim diário, possamos nos abrir cada vez mais à ação de Deus, cumprir sua vontade em nossa vida e ser sinais de sua presença salvadora aos homens, sobretudo àqueles mais necessitados.
➢ Momento Orante: Rezar o Santo Terço pelo Papa, pela Igreja, pelo Brasil, pelo aumento das vocações sacerdotais e religiosas, além de suas intenções particulares, rezar especialmente pelas intenções dos Pais Fundadores do Instituto dos Frades de Emaús, Frei José Anchieta Varela e Frei Luiz Carlos Rodrigues. (Sugestão: meditar os Mistérios Gozozos do Terço).
Agradecer ao Senhor por ouvir a oração e pela certeza da graça recebida.
Oremos. Ó Deus, todo-poderoso, que inspirastes à Virgem Maria sua visita a Isabel, levando no seio o vosso Filho, fazei-nos dóceis ao Espírito Santo, para cantar com ela o vosso louvor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Bendigamos ao Senhor.
Demos graças a Deus.
