Terceiro dia da Novena de Nossa Senhora da Visitação
- Frades de Emaús
- 24 de mai. de 2023
- 3 min de leitura
TERCEIRO DIA
O caminho até a casa de Isabel
“Maria se levantou e foi às pressas às montanhas”
(Lc 1,39)

➢ Momento Orante da Palavra de Deus (Lc 1, 39)
➢ Momento Meditativo:
A distância entre Nazaré – a aldeia de Maria, e Ain Karim – o vilarejo de Isabel nas montanhas, é cerca de 150 quilômetros. Além da distância e da subida, a região é desértica e havia o perigo dos assaltos. Com isso, já conseguimos perceber as dificuldades e riscos que Maria teria que enfrentar para encontrar sua prima. E, no entanto, ela parte. Nada disso a detém. Estar com Isabel nesse momento é muito importante! Maria provavelmente se juntou a alguma caravana, pois ninguém podia fazer uma viagem assim sozinho.
Com todos os desafios no percurso da longa viagem, Maria terá muito tempo para meditar e refletir sobre o grande mistério que a envolve: ser a mãe do Messias, o Filho de Deus!
Diz uma antiga tradição expressa no ícone da Anunciação, que Maria ao ser visitada pelo Anjo, estava tecendo um véu que daria de presente à Mãe do Messias quando ele viesse. Quão grande seria sua surpresa ao saber que ela é a Escolhida do Senhor!
No entanto, Maria, a cheia de graça, cheia do Espírito Santo, trazendo em seu seio o Filho de Deus, por isso mesmo não pensa nem vive para si, nem se poupa. Enfrenta tudo para ir ao encontro de Isabel; quer ver a obra de Deus na vida dela, alegrar-se com ela e ajudá-la em suas necessidades.
Ao longo do difícil caminho – que talvez já seja presságio de tudo que vivenciará junto a Jesus até o Calvário, pode contemplar a grande obra de Deus em sua vida, pode adorar o grande mistério do amor divino que a escolheu. A humilde serva do Senhor tornou-se Mãe do Salvador da humanidade. Ela é a Nova Eva; traz em si o Novo Adão. A Presença Divina a preenche totalmente, o Espírito gera em seu seio virginal o Verbo de Deus que ali se faz carne e vem habitar entre nós. Ela é a primeira morada de Deus entre os homens. Já se sente habitada, toda Dele; por isso O adora no silêncio. Ninguém naquela caravana imagina o que se passa no seu coração e no seu seio. Que tamanha contemplação! Que mistério incalculável!
Como Maria, contemplemos as grandezas de Deus em nosso favor, pois Ele está conosco todos os dias até o fim dos tempos, presente em cada irmão e irmã que sofre, nas coisas pequenas do dia-a-dia, na Palavra de Deus e na grandiosidade da Eucaristia. Deixemos que o seu Amor nos preencha e também nos impulsione a enfrentar os desafios do caminho sem desânimo, sem nos esquecermos de que muito maior é Aquele que nos acompanha.
➢ Momento Orante: Rezar o Santo Terço pelo Papa, pela Igreja, pelo Brasil, pelo aumento das vocações sacerdotais e religiosas, além de suas intenções particulares; rezar especialmente pelas intenções dos Pais Fundadores do Instituto dos Frades de Emaús, Frei José Anchieta Varela e Frei Luiz Carlos Rodrigues.
Sugestão:
Meditar os Mistérios Gozozos do Terço
Agradecer ao Senhor por ouvir a oração e pela certeza da graça recebida.
Oremos. Ó Deus, todo-poderoso, que inspirastes à Virgem Maria sua visita a Isabel, levando no seio o vosso Filho, fazei-nos dóceis ao Espírito Santo, para cantar com ela o vosso louvor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Bendigamos ao Senhor.
T. Demos graças a Deus.

Komentar