Quinto dia da Novena de Nossa Senhora da Apresentação.
QUINTO DIA
A saudação da Virgem Maria para Isabel
“Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel”
(Lc 1,40)

➢ Momento Orante da Palavra de Deus: Lc 1, 39-40
➢ Momento Meditativo:
Maria, levando em seu ventre o Filho de Deus, comunica de tal forma a presença Dele a Isabel, que esta fica cheia do Espírito Santo, fazendo João Batista pular de alegria em seu ventre. Maria se mostra zelosa e cuidadosa com sua prima Isabel, pois não subiu à montanha para passear, mas para cuidar de Isabel, que se encontrava no 6º mês de gestação.
Maria acreditou, confiou e Deus lhe deu a sublime tarefa de ser a mãe de Jesus, Seu Filho. Como serva do Senhor, se fez sua transmissora, intercessora, auxiliadora, e cumpriu a sua missão de mãe da humanidade, começando por visitar Isabel e oferecendo a ela seus préstimos. Maria leva Deus a Isabel. Portanto, a alegria do encontro é a mensagem maior desse Evangelho! Encontro com Deus. Nesta alegria, Isabel abriu os lábios para bendizer a Mãe do Messias. O Espírito Santo é quem nos leva a louvar a Deus e a manifestar gratidão pelos Seus grandes feitos na nossa vida.
Assim como visitou Isabel, transmitindo a ela e a João Batista a presença do Espírito Santo, Maria hoje também nos visita e nos traz duas lições: primeiro, ensina-nos a cantar, a louvar, a bendizer a Deus em nossos lábios por sua imensa bondade. Depois, ensina-nos que o missionário, o servo de Deus não é aquele que leva a si mesmo; senão será vazia e estéril sua missão. É chamado a comunicar a Boa-Nova do Evangelho e da Presença do Senhor. E para isso, deve unirse a Ele pela oração, pela Palavra, pelos Sacramentos -sobretudo a Eucaristia. Deste modo, cheio de Deus à semelhança de Maria, movido por amor será fecundo no servir, levando vida, salvação e alegria aos irmãos.
Somos convidados a ser também “bem-aventurados” acreditando nas promessas do Senhor. Isto nos mostra que a pertença a Deus nos traz a responsabilidade e o compromisso com os nossos irmãos e irmãs, tendo como fruto a paz, a alegria, a bem-aventurança.
Hoje somos convidados pela Virgem, Maria Mãe do Salvador, a enxergar a imagem e semelhança de Deus no rosto de cada pessoa necessitada e humilde que encontramos diariamente. Peçamos a Deus a capacidade de sermos solidários, zelando pelos nossos irmãos mais necessitados.
➢ Momento Orante: Rezar o Santo Terço pelo Papa, pela Igreja, pelo Brasil, pelo aumento das vocações sacerdotais e religiosas, além de suas intenções particulares; rezar especialmente pelas intenções dos Pais Fundadores do Instituto dos Frades de Emaús, Frei José Anchieta Varela e Frei Luiz Carlos Rodrigues.
Sugestão:
Meditar os Mistérios Gozozos do Terço
Agradecer ao Senhor por ouvir a oração e pela certeza da graça recebida.
Oremos. Ó Deus, todo-poderoso, que inspirastes à Virgem Maria sua visita a Isabel, levando no seio o vosso Filho, fazei-nos dóceis ao Espírito Santo, para cantar com ela o vosso louvor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Bendigamos ao Senhor.
T. Demos graças a Deus.
