top of page

Ordenação Diaconal de Frei Lucas Soares, IFE



No último sábado, 06 de abril de 2024, às 10h, na Igreja Matriz São Sebastião em Austin, Nova Iguaçu - Diocese de Nova Iguaçu, Frei Lucas Soares de Paiva Silva, IFE, foi ordenado diácono. A ordenação foi presidida por Dom Gilson Andrade da Silva, Bispo Diocesano, através da imposição das mãos e prece consecratória.


A Solene Liturgia Eucarística contou com a presença dos Pais Fundadores, Frei José Anchieta Varela e Frei Luiz Carlos Rodrigues, além de Dom Luciano, Bispo Emérito. Estiveram presentes também outros padres do Instituto, bem como padres e diáconos das dioceses de Nova Iguaçu, Petrópolis, Volta Redonda e Itaguaí. A celebração reuniu a família emautana, religiosos, seminaristas, os pais do ordenando, Angélica e Francisco, familiares, amigos e demais fiéis das paróquias de São Sebastião - Austin, São Sebastião - Ilha Grande, Nossa Senhora da Conceição - Conceição de Jacareí, São Pedro e São Paulo - Paracambi, e São Sebastião - Lages.


Durante sua homilia, Dom Gilson enfatizou a importância do serviço ao Senhor e aos irmãos, destacando a responsabilidade que acompanha o anúncio do Evangelho. A mensagem ressaltou também a necessidade de fé e comprometimento com o Evangelho, sublinhando que a palavra proclamada traz salvação e deve ser anunciada por um homem de fé:


Hoje não é fácil pregar o Evangelho, sobre muitos assuntos, a gente sabe que tem dificuldade de falar e de ser escutado. Mas, como dizem os apóstolos, a partir da experiência deles, tudo aquilo que nós vimos, ouvimos, não podemos nos calar. Ontem como hoje, os discípulos de Jesus precisam dessa coragem profética do anúncio da palavra, que não é palavra qualquer, é palavra de salvação. Tem que ser, em primeiro lugar, o homem de fé. Se ele não acredita na palavra que ele anuncia, como é que vai anunciar o que tem que anunciar? É palavra de salvação, precisamente nesses tempos que nós estamos vivendo. Por isso a Igreja, nesse dia, exorta o futuro diácono, ainda com palavras da homilia do ritual, a não se deixar abalar na sua confiança no Evangelho, do qual ele não é somente ouvinte, mas servidor. Então, Frei Lucas, hoje a Igreja de diocesana, seus irmãos da comunidade dos Frades de Emaús, todos nós nos alegramos porque a força para pregar essa palavra se atualiza através da ordem diaconal. E hoje, aquelas últimas palavras de Jesus no Evangelho da Missa, elas se tornam muito reais e presentes na sua vida, no seu ministério. Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura. Hoje nós estamos atualizando isso aqui, nesta celebração. Meus irmãos e minhas irmãs, confiemos o Frei Lucas, que hoje ordenamos como diácono para o serviço da igreja, dentro do carisma próprio que o Senhor lhe concede na comunidade dos Frades de Emaús, a intercessão de Nossa Senhora da Visitação, como os frades gostam de invocar. Que sua vida continue sendo um sinal da visita do ressuscitado, que como fez com os discípulos de Emaús. Que abra as mentes para reconhecerem os sinais da sua presença que nos enche de nova esperança na missão. E a nossa Igreja toda, a Frei Lucas, no dia de hoje, te diz obrigado pelo seu sim!


Fonte: Diocese de Nova Iguaçu


Confira das fotos da Ordenação: