top of page

Oitavo dia da Novena de Nossa Senhora da Visitação

Atualizado: 1 de ago.

OITAVO DIA

João Batista

“Assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos,

a criança estremeceu de alegria no meu seio”

(Lc 1,41)



➢ Momento Orante da Palavra de Deus: Lc 1, 41


➢ Momento Meditativo:

A Santíssima Virgem Maria e São João Batista tiveram suas vidas unidas entre si e com o Senhor Jesus Cristo no desígnio da salvação, pela ação da graça de Deus que é o próprio Espírito Santo. Nossa Senhora, impelida pelo Espírito, leva Jesus no ventre para um encontro que marcaria as suas vidas. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança: “João”, “pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo” (v.41).


A experiência foi tão forte e profunda que, inspirada pelo Espírito, Isabel antecipa a profecia do canto do Magnificat a respeito da “Bem-aventurada” Virgem Maria: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” (v. 42). Ainda no ventre materno, o Batista recebeu a efusão do Espírito, que o preparou para a missão de precursor do Senhor, de anunciador da vinda de Jesus. A partir da visitação de Maria, João recebeu a graça que o conduzirá para o deserto para anunciar a vinda do Senhor. Podemos dizer que, como na Anunciação se deu o Pentecostes de Maria, na Visitação se deu o Pentecostes de João Batista. Percebemos assim, a suma importância do papel de Maria na história de salvação. Pois neste momento transitório e ao mesmo tempo central da história, ela é instrumento divino na encarnação do Filho de Deus e na unção do Batista, o precursor, que preparará o caminho do Senhor e encerrará o Antigo Testamento. Por isso, devemos pedir a intercessão da Virgem Maria para um Novo Pentecostes em nossa vida pessoal, familiar, comunitária e para toda a Igreja.


Nossa Senhora foi a primeira catequista e evangelizadora. Ela aponta para a Igreja o caminho de seu divino Filho. É a mais perfeita seguidora do evangelho de Cristo, a mulher de profunda fé que colocou em prática todos os ensinamentos do Divino Mestre.


O Evangelho, onde resplandece gloriosa a Cruz de Cristo, nos convida insistentemente a experimentar esta alegria do encontro. Apenas alguns exemplos: “Alegra-te” é a saudação do anjo a Maria (Lc 1, 28). A visita de Maria a Isabel faz com que João salte de alegria no ventre de sua mãe (Lc 1, 41). No seu cântico, Maria proclama: “O meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lc 1, 47). E, quando Jesus começa o seu ministério, João exclama: “Esta é a minha alegria! E tornou-se completa!” (Jo 3, 29). O próprio Jesus “estremeceu de alegria sob a ação do Espírito Santo” (Lc 10, 21). A sua mensagem é fonte de alegria: “Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa” (Jo 15, 11).


Nossa Senhora da Visitação e São João Batista, rogai por nós!


➢ Momento Orante: Rezar o Santo Terço pelo Papa, pela Igreja, pelo Brasil, pelo aumento das vocações sacerdotais e religiosas, além de suas intenções particulares; rezar especialmente pelas intenções dos Pais Fundadores do Instituto dos Frades de Emaús, Frei José Anchieta Varela e Frei Luiz Carlos Rodrigues.

Sugestão:

Meditar os Mistérios Gozozos do Terço


Agradecer ao Senhor por ouvir a oração e pela certeza da graça recebida.


Oremos. Ó Deus, todo-poderoso, que inspirastes à Virgem Maria sua visita a Isabel, levando no seio o vosso Filho, fazei-nos dóceis ao Espírito Santo, para cantar com ela o vosso louvor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Bendigamos ao Senhor.

T. Demos graças a Deus.




152 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pedido de oração

Envie seu pedido de oração através do formulário abaixo.

Agradecemos o seu contato! Estaremos em oração por você e sua intenção.

bottom of page