Encerrando o mês mariano, a Igreja celebrou no dia 31 de maio a Festa de Nossa Senhora da Visitação, título mariano que os Frades de Emaús celebram solenemente como sua matrona. Frei Lucas Soares de Paiva Silva, IFE, destacou a importância dessa festa para a comunidade Emautana:
“Buscando vivenciar as dimensões contemplativa e missionária, carisma fundacional de nosso Instituto, os Frades de Emaús, a partir do episódio com os dois discípulos no caminho de Emaús (cf. Lc 24,13-35), encontram no testemunho da Virgem da Visitação aproximação, intercessão e exemplo. Assim como os discípulos anunciaram o Senhor aos irmãos e a Mãe de Deus visitou e serviu sua parenta Isabel, são chamados à contemplação e intimidade com Jesus Eucarístico, levando sua presença no anúncio do Evangelho e no serviço à Igreja, como expressão desta íntima união.
Deste modo, o exemplo da Virgem Maria suscita cada vez mais a configuração de novos cristãos capazes de acolher o Cristo e serem transmissores da caridade do Senhor, sobretudo junto aos mais necessitados, comunicando a salvação, alegria, graça e paz.”
Em comemoração, o solene dia encerrou com a Santa Missa na Paróquia São Sebastião, em Austin (Sede do Instituto), contando com a presença dos Pais Fundadores, demais confrades, a família Emautana, paroquianos e amigos. Antes da Missa, houve o terço luminoso, contemplando os mistérios de Cristo.
O terço luminoso foi um momento de profunda devoção, onde os mistérios da vida de Cristo foram meditados com a imagem de Maria, Mãe e modelo de todos os cristãos. Após a Missa, houve um momento de confraternização, já que na mesma missa foram comemorados os 31 anos do grupo de oração Luz de Cristo, onde os fiéis puderam partilhar sua fé e alegria, fortalecendo os laços comunitários e renovando o compromisso de seguir o exemplo de Nossa Senhora da Visitação em suas vidas diárias.
Que a Virgem da Visitação continue a interceder por todos nós, inspirando-nos a viver com dedicação e amor ao serviço de Deus e do próximo.
Comentarios