Festa do batismo do Senhor

12/01/2020

Anúncio do Evangelho (Mt 3,13-17)

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo,Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. Mas João protestou, dizendo: "Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?"

Jesus, porém, respondeu-lhe: "Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!" E João concordou. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele.

E do céu veio uma voz que dizia: "Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho

Frei José Anchieta Varela, IFE

Caros amigos, queridos paroquianos, paz e bem!

Com a Festa do Batismo do Senhor, encerramos o tempo do Natal. São cinco festas dentro deste tempo. Aquele que nasceu em Belém (1. Natal)no seio de uma família humana (2. Sagrada Família) e o Filho da Virgem Maria (3. Santa Mãe de Deus), manifestou-se como Salvador de toda a humanidade (4. Epifania do Senhor), hoje (5. Batismo do Senhor) ao receber o batismo de João para cumprir toda a justiça, que significa fazer toda a vontade de Deus, realizando seu plano de salvação. Jesus assume assim a missão de ser semelhante a nós em tudo e, mesmo não tendo pecador, recebe o batismo de João como sinal de queEletomará sobre si nossos pecados e por sua obediência ao Pai até a morte, dará aos seus seguidores o Espírito Santo, a vida plena, como resultado de uma vida nova assumida pelo batismo. Por essa razão, hoje devemos examinar nossa consciência e percebermos se estamos de fato vivendo como filhos de Deus, fazendo o bem, praticando a justiça (lembre-se, justiça no evangelho significa fazer a vontade de Deus). Nossas ações na sociedade revelam nossa adesão aos ensinamentos de Jesus?Precisamos viver plenamente nosso batismo. O batismo não é um banho, um mergulho na água. Batismo significa vida nova, compromisso com os ensinamentos do Evangelho. Significa empenho para levar ao mundo a Palavra de Deus que habita em nós pela graça do Espírito Santo e nos torna semelhantes a Jesus. Infelizmente o batismo tornou-se uma mera tradição, batiza-se sem consciência, sem compromisso. Torna-se necessário redescobrir a importância e o significado de ser batizado e a alegria que ele nos trás, o batismo nos torna filhos de Deus e herdeiros da salvação que Jesus veio trazer à toda a humanidade.

Vivamos como verdadeiros batizados. Sejamos portadores da Evangelho. Renovemos hoje as promessas feitas no dia do nosso batismo. Sejamos autênticos seguidores de Jesus!

Feliz domingo! Deus te abençoe e sua família!