5º Domingo do Tempo Comum

09/02/2020

Anúncio do Evangelho (Mt 5,13-16)

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.

Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim, num candeeiro, onde brilha para todos, que estão na casa. Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho

Frei José Anchieta Varela, IFE

A nossa sociedade está cada vez mais longe de Deus e dos grandes valores. Mas muitas vezes por causa dos cristãos que não são capazes, com a sua palavra e sobretudo com o seu exemplo, darem um verdadeiro testemunho de coerência, de compromisso e de fé em Cristo Jesus.
O mundo está cansado de pregadores, de palavras bonitas lançadas ao vento; está farto de pessoas que fazem tudo muito bem na Igreja e depois lá fora, na vida do dia-a-dia, esquecem que Deus existe. Assumamos um compromisso sério com o Evangelho de cumprir a missão que Deus nos confiou. Para isso temos de descobrir e sentir primeiro esta alegria de sermos filhos de Deus, a felicidade enorme que é ser cristão, a paz que nos traz o cumprimento da vontade de Deus na nossa vida. Quem assim proceder, estará sendo aquilo que Jesus deseja que sejam seus discípulos: "Vós sois o sal da terra e a luz do mundo".
Jesus também nos preveniu: "se o sal se tornar insosso, com que salgaremos?" Não serve para nada, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens", e também: "não se acende uma luz para se colocar debaixo do alqueire ou dentro de um armário, mas coloca-se sobre o candelabro para que brilhe para todos os que estão em casa".
Ao dizer-nos que somos sal da terra e luz do mundo, Jesus serve-se de imagens e comparações que nos ajudam a compreender a nossa missão no mundo. E qual é essa missão? Todos nós somos convidados a ser como o sal e a luz, isto é, estarmos presentes nas realidades terrena do mundo, para ajudarmos os homens a encontrar sentido para a sua existência e darmos aos outros o gosto pela vida. Sendo sal e luz somos fieis a Jesus e contribuímos para a construção de um mundo melhor.

Que seu domingo seja como sua vida de cristão fiel, ou seja, seja de luz e cheio de sabor. Deus o abençoe!