32 Domingo do Tempo Comum

10/11/2019

(Lc 20,27-38)

Naquele tempo, aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, e lhe perguntaram: "Mestre, Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão.

Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. Também o segundo e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. Por fim, morreu também a mulher. Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela".

Jesus respondeu aos saduceus: "Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram. Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor de 'o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó'. Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho

Frei José Anchieta Varela, IFE

Caros irmãos e irmãs, a fé cristã se fundamenta na ressurreição de Jesus. Como diz o apóstolo Paulo: "se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé" (1 Cor 15, 14). Somos peregrinos neste mundo, caminhamos para a eternidade, para a vida eterna. Em Cristo ressuscitaremos para a eternidade. Todavia, a ressurreição não significauma repetição. Por isso Jesus nos diz que seremos como anjos, ou seja, que a vida na ressurreição não segue as leis físicas ou biológicas. A vida após e ressurreição é a plenitude da vida em Deus. Esta vida no entanto, começa aqui, quando vivemos os valores do Reino de Deus. A certeza porémda ressurreição,nos fortalece a testemunhar a fé e a viver neste mundo com coragem e verdade. Um verdadeiro cristão vive esta vida com os olhos na eternidade. Mas não nos esqueçamos que só ressuscitaremos para a vida se formos fiéis ao Senhor.

Bom domingo.Deus te abençoe!