3º Domingo do Tempo Comum

26/01/2020

Anúncio do Evangelho (Mt 4,17-23)

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

- Glória a vós, Senhor.

Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: "Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo".

Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores.Jesus disse a eles: "Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens". Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou.Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho

Frei José Anchieta Varela, IFE

Caros amigos, queridos irmãos e irmãs, paz e bem!

Este terceiro domingo do tempo comum, por decisão do Papa Francisco, a partir deste ano, será o domingo da Palavra de Deus. Assim sublinha o Papa Francisco, ao concluir sua Carta Apostólica: "Possa o domingo dedicado à Palavra fazer crescer no povo de Deus uma religiosa e assídua familiaridade com as sagradas Escrituras, tal como ensinava o autor sagrado já nos tempos antigos: 'esta palavra "está muito perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a praticares' (Dt 30, 14)." Devemos pois, ter uma familiaridade com a Palavra de Deus, uma experiência de escuta e de vivência desta Palavra que possa trazer a luz de Deus para nossas vidas e para a sociedade em que vivemos. Como vimos hoje no Evangelho, Jesus começou seu ministério público pregado o reino dos céus e chamando à conversão. O reino dos céus é chamado também por outros evangelistas de reino de Deus. Que significa o domínio de Deus sobre a humanidade por meio do seu amor. Mas Jesus também chama seus primeiros discípulos, Pedro e André, Tiago e João. Estes são chamados para se tornarem seus seguidores, seus colaboradores na difusão da sua mensagem de salvação. Desta forma vemos que Jesus chama a cada um para segui-lo. Chama a cada um de nós, hoje, para que por nossas palavras e, sobretudo, por meio do nosso modo de vida, continuarmos anunciando seu Reino de amor e fraternidade, de justiça e de paz.

Seguindo o apelo do nosso amado Papa, busquemos maior intimidade com a Palavra de Deus. Passemos a meditar e praticar as sagradas escrituras. Que a Palavra de Deus seja nossa luz e salvação.

Feliz dia da Palavra de Deus! Feliz dia do Senhor para você e sua família! Deus te abençoe!