3º Domingo da Quaresma

15/03/2020

Anúncio do Evangelho (Jo 4,5-15.19b-26.39a.40-42 - Forma breve)

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós!

- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

- Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, Jesus chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno que Jacó tinha dado ao seu filho José. Era aí que ficava o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta de meio-dia. Chegou uma mulher de Samaria para tirar água. Jesus lhe disse: "Dá-me de beber".

Os discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. A mulher samaritana disse então a Jesus: "Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?" De fato, os judeus não se dão com os samaritanos.

Respondeu-lhe Jesus: "Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede: 'Dá-me de beber', tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva". A mulher disse a Jesus: "Senhor, nem sequer tens balde e o poço é fundo. De onde vais tirar água viva? Por acaso, és maior que nosso pai Jacó, que nos deu o poço e que dele bebeu, como também seus filhos e seus animais?"

Respondeu Jesus: "Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna".

A mulher disse a Jesus: "Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede e nem tenha de vir aqui para tirá-la". "Senhor, vejo que és um profeta! 20Os nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que em Jerusalém é que se deve adorar".

Disse-lhe Jesus: "Acredita-me, mulher: está chegando a hora em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.

Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. De fato, estes são os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade". A mulher disse a Jesus: "Sei que o Messias (que se chama Cristo) vai chegar. Quando ele vier, vai nos fazer conhecer todas as coisas".

Disse-lhe Jesus: "Sou eu, que estou falando contigo".

Muitos samaritanos daquela cidade abraçaram a fé em Jesus. Por isso, os samaritanos vieram ao encontro de Jesus e pediram que permanecesse com eles. Jesus permaneceu aí dois dias. E muitos outros creram por causa da sua palavra. E disseram à mulher: "Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho

Frei José Anchieta Varela, IFE

Caros irmãos e irmãs paroquianos, prezados amigos, paz e bem!

Durante nossa caminhada quaresmal vamos seguindo nosso Senhor. Ele é a fonte de água vida, o Salvador do mundo, como lemos no Evangelho deste domingo. Jesus se aproxima da samaritana, vencendo todo preconceito da sua época. Um judeu não se dava com um samaritano, muito menos uma mulher samaritana. Ele se aproxima dela, inicia um diálogo. Jesus vem procurar, buscar que tem defende Deus. Ele é o verdadeiro messias, mais que um profeta, ele é o filho amado do Pai, palavra que nutre a fé, pão vivo. Ele é hoje, a fonte verdadeira da vida, da salvação. Ele sacia mais que a água. A água sacia por um momento, depois se sente sede de novo. Em Jesus, fonte de água viva é diferente, quem dele bebe nunca mais terá sede. Ele é o único que pode saciar nossa sede de vida, de dignidade, de infinito, da paz, de salvação. Quem dele bebe, tem sua vida transformada. Foi o que aconteceu com a samaritana. Ao encontrar Jesus que revelou toda sua vida passada, encontra nele uma fonte de vida nova. Nós precisamos ter em Jesus também nossa fonte de vida, de água viva, ou seja, a fonte da graça salvadora de Deus. Somente encontrando Jesus na nossa secura da vida que podemos nos saciar e encontrar a fonte da graça que nos transforma e nos faz viver uma vida nova. Vamos buscar em Jesus essa fonte de graça e salvação.

Bom domingo, Deus te abençoe e sua família!