24º Domingo do tempo comum

15/09/2019

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. 

Evangelho (Lc 15,1-10)

15,1 Aproximavam-se de Jesus os publicanos e os pecadores para ouvi-lo.

2 Os fariseus e os escribas murmuravam: "Este homem recebe e come com pessoas de má vida!"

3 Então lhes propôs a seguinte parábola:

4"Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la?

5 E depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo,

6 e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: 'Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido'.

7 Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

8 Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma delas, não acende a lâmpada, varre a casa e a busca diligentemente, até encontrá-la?

9 E tendo-a encontrado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Regozijai-vos comigo, achei a dracma que tinha perdido.

10 Digo-vos que haverá júbilo entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrependa".


Comentário do Evangelho

Frei José Anchieta Varela, IFE

Caros irmãos e irmãs, saber que somos salvos deve nos encher de alegria. "Haverá maior júbilo céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos", diz Jesus no Evangelho de hoje. Sim, Deus se alegra com nossa conversão, quando procuramos viver uma vida coerente. Mas, também devemos nos alegrar quando alguém busca a Deus com sinceridade e procura mudar sua vida. As vezes algumas pessoas na igreja discriminam outras que elas julgam mais pecadoras ou indignas. Essa atitude não corresponde ao ensinamento de Jesus. Ele acolhia a todos e a ninguém negava seu amor e salvação. Devemos também acolher quem busca na igreja um encontro com Jesus. Devemos sentir verdadeira alegria por quem volta para a Igreja, para o Senhor.

Tenha um bom Dia do Senhor. Vá à missa e que o Senhor te abençoe e sua família.