22º Domingo do Tempo Comum

01/09/2019

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

1 Jesus entrou num sábado em casa de um fariseu notável, para uma refeição; eles o observavam.
7 Observando também como os convivas escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes a seguinte parábola:
8 "Quando fores convidado às bodas, não te sentes no primeiro lugar, pois pode ser que seja convidada outra pessoa de mais consideração do que tu,
9 e vindo o que te convidou, te diga: 'Cede o lugar a este'. Terias então a confusão de dever ocupar o último lugar.
10 Mas, quando fores convidado, vai tomar o último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: 'Amigo, passa mais para cima'. Então serás honrado na presença de todos os convivas.
11 Porque todo aquele que se exaltar será humilhado, e todo aquele que se humilhar será exaltado".
12 Dizia igualmente ao que o tinha convidado: "Quando deres alguma ceia, não convides os teus amigos, nem teus irmãos, nem os parentes, nem os vizinhos ricos. Porque, por sua vez, eles te convidarão e assim te retribuirão.
13 Mas, quando deres uma ceia, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos.
14 Serás feliz porque eles não têm com que te retribuir, mas ser-te-á retribuído na ressurreição dos justos".
Palavra da Salvação.


Comentário do Evangelho

Frei José Anchieta Varela

Hoje o Senhor nos chama à humildade. Essa virtude que mais nos aproxima de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele escolheu o último lugar, se aniquilou para mostrar-nos que o seu amor é disponível para todos. Ele é o nosso modelo de humildade e gratuidade. Não almejemos os reconhecimentos e honras deste mundo, mas sempre nos preocupemos em sermos agradáveis a Deus. Jesus nos mostra por meio da parábola que não devemos buscar os primeiros lugares porque aos olhos de Deus os que se humilham são os que são exaltados. Nesta semana que cultive a humildade. Busque servir aos irmãos e ser agradável a Deus por meio das suas obras. Tenha um bom domingo, dia do Senhor. Deus abençoe você e sua família!"