2* Domingo do Tempo Comum

19/01/2020

Anúncio do Evangelho (Jo 1,29-34)

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: 'Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim'. Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel".

E João deu testemunho, dizendo: "Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: 'Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo'. Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!"

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho

Frei José Anchieta, IFE

A liturgia deste domingo nos apresenta João Batista dando testemunho acerca de Jesus, "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Ele é o Deus que veio ao nosso encontro, investido de uma missão pelo Pai; e essa missão consiste em libertar os homens do "pecado" que oprime e não deixa ter acesso à vida plena. Jesus é reconhecido como aquele que sendo ungido pelo Espírito Santo tem autoridade e poder de tirar todo pecado que impede o ser humano de viver unicamente para Deus. Como lemos no Evangelho do domingo passado, Ele, Jesus, "é o filho amado do Pai". Jesus é aquele que batiza no Espírito Santo, que dá vida plena, que salva e liberta cada um de nós.

Como batizados, somos chamados a ser no mundo testemunhas de Jesus. Devemos mostrar ao mundo que Jesus é aquele que tem o poder de libertar do pecado. Somos chamados a dar testemunho do Evangelho por meio de uma vida santa. Através de nossas boas obras devemos revelar quem é Jesus e o quanto nosso encontro com ele por meio do batismo, por meio de sua Palavra e da sua presença na Eucaristia mudou nossa vida e nos transformou em seus discípulos.

Você tem mostrado Jesus para sua família? Nos ambientes de trabalho, seus colegas enxergam Jesus no seu jeito de ser?

Não deixe de ir à missa hoje. Caso não tenha missa na sua comunidade vá ao menos à celebração da Palavra. Lembre-se que hoje é domingo, dia do Senhor.

O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor te mostre a sua face e se compadeça de ti. Volta para ti o seu olhar e te dê a sua paz. O Senhor te abençoe e sua família!

Amém!.