2º Domingo da Quaresma

08/03/2020

Anúncio do Evangelho (Mt 17,1-9)

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós!

- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

- Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhe Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse: "Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias".

Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: "Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!"

Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: "Levantai-vos e não tenhais medo".

Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: "Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho

Frei José Anchieta Varela, IFE

Caros irmãos e irmãs, prezados amigos, paz e bem!

Estamos seguindo nossa caminhada quaresmal e precisamos seguir os passos de Nosso Senhor. Ele vai ser rejeitado, sofrer muito, será morto e no final, irá ressuscitar. O Evangelho deste domingo quer nos preparar para este momento, ou seja, o Senhor que vai sofrer a paixão é aquele que revela hoje aos seus discípulos sua vitória sobre a morte. Ele ao se transfigurar revela sua ressurreição.

Domingo passado vimos Jesus vencendo o Tentador sendo obediente ao Pai e nos ensinando que "não só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra da boca de Deus". Hoje Ele nos é apresentado como o Filho amado o qual devemos escutá-lo. Sim, Jesus é a Palavra do Pai que se fez carne para a nossa Salvação. Escutar sua Palavra e colocá-la em prática também nos transfigura em verdadeiros filhos de Deus. Escutando Jesus somos transfigurados do pecado e da morte em filhos de Deus, transfigurados para uma vida nova. A Quaresma é tempo oportuno para nos acostumarmos a ouvir a voz do Filho amado do Pai. A Quaresma é tempo de conversão, de mudança de vida, de mentalidade. Peçamos ao Senhor que sua transfiguração nos transforme em novas criaturas e nos faz tomar parte na sua vida.

Procure viver como alguém que foi transfigurado e seja praticante da Palavra de Deus. Seja caridoso, gentil e servidor sobretudo dos mais pobres, como fez Santa Dulce dos Pobres.

Deus te abençoe e te faça feliz!