1º Domingo do Advento

01/12/2019

Anúncio do Evangelho (Mt 24,37-44)

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: "A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. Pois nos dias, antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. E eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem.

Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada.

Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor.

Compreendei bem isto: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.

Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho

Frei José Anchieta Varela, IFE

Caros irmãos e irmãs, estamos iniciando o Tempo do Advento, um tempo para reconstruir, restaurar nossa vida de acordo com as virtudes teologais: fé, esperança e amor.A Igreja inicia com este tempo a preparação para a vinda definitiva de Jesus e também a celebração da espera pelo seu Santo Natal.No Evangelho de hoje, Jesus diz que o dia de sua vinda será num dia imprevisto, por isso nos convida a estar preparados. A certeza de sua vinda não nos deve deixar assustados, ao contrário, devemos nos preparar vivendo cada dia de nossa vida numa alegre expectativa de sua chegada. Viver como filhos da Luz, numa vida santa e coerente, como verdadeiros cristãos. Advento é tempo de preparação também para o Natal do Senhor. Por isso, não se deixe levar pelos apelos consumistas do mundo, nem se deixe afastar do verdadeiro sentido e da razão deste tempo, viver uma vinda santa na expectativa da vinda do Senhor. Não esqueça de ir à missa hoje ou ao menos na Celebração da Palavra. Deus abençoe seu domingo!