NOSSA HISTÓRIA

Uma caminhada de vida...

Somos Frades de Emaús.

Seja bem vindo a nossa história! 

Temos 23 anos de fundação, nossos dois fundadores, Frei José de Anchieta Varela e Frei Luiz Carlos Rodrigues, à semelhança dos discípulos de Emaús, tinham tantas dúvidas, medos e dificuldades quando iniciaram sua caminhada. Mas foi em 29 de julho de 1996, com coragem, alegria e ardor, em um noite chuvosa, num pequeno caminhão, que eles mudaram para sua primeira casa com alguns poucos utensílios doados por desconhecidos.

Tinham 23 anos de idade e nada mais do que a certeza de que aquela caminhada iniciada era a vontade do Senhor, e assim foram, seguindo seu caminho, tomados pela mão Daquele que lhes falava e explicava sua palavra e se revelava na Eucaristia.

Mesmo sendo poucos, os Frades de Emaús se alegram por aquilo que são, vivem e testemunham. Como Emautanos, os Frades, Oblatos, Amigos, Jovens, Infância, enfim toda a família Emautana busca viver a Fé através de seu carisma fundacional, contemplação e missão.

Do mesmo modo como os dois discípulos contemplaram a face do Senhor no partir do pão e foram anunciá-Lo aos irmãos, os Frades de Emaús têm o carisma de contemplá-Lo no Santíssimo Sacramento da Eucaristia, que os leva a anunciá-Lo aos homens sedentos de Deus, levando deste modo Sua presença neste anúncio, para que, diante Dele os corações também possam arder como uma chama que neles é acesa, a chama da esperança, do sentido da vida, levando-os, por sua vez, a reconhecer todo o seu Senhorio, sua Sublime Divindade na Mesa Eucarística.

Buscando viver tal carisma, o Instituto mantém atualmente três conventos:

- O Convento da Santíssima Trindade, sede do Instituto, em Austin - Nova Iguaçu (Diocese de Nova Iguaçu), pelo qual administra a Paróquia São Sebastião;

- O Convento da Transfiguração, casa de contemplação, em Piraí (Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda), no qual dispõe de uma Casa para a realização de Retiros;

- O Convento da Visitação, casa de missão, na Ilha Grande (Diocese de Itaguaí), pelo qual administra a Paróquia São Sebastião.

- O Convento do Sagrado Coração de Jesus (Diocese de Itaguaí), pelo qual administra a Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Conceição de Jacareí.