Qual é sua vocação?

Querido Jovem
O que você vai SER?
Você é jovem. Tem todo o futuro aberto à sua frente. O que você vai fazer com essa sua vida tão preciosa. Nós estamos querendo ajudá-lo a escolher um caminho.

Falamos da possibilidade de você ser um missionário, uma pessoa consagrada a Deus. Caminhemos juntos, para que você escolha o melhor para sua vida.

Nós falamos de vocação para ser um frade Emaús. Vinde e Vede!. Deus te está chamando.

O que é vocação?

A palavra "vocação" inclui o chamado à vida, o chamado à amizade com Cristo, o chamado à santidade, etc.

Para discernir a própria vocação é preciso reconhecer que essa vocação é o chamado de um amigo: Jesus. Aos amigos, quando se dá algo, se oferece o mais caro ou difícil de conseguir, mas o que dará alegria ao outro. O dom da vocação será, sem dúvida, um presente exigente. Os dons de Deus interativos e, para apreciá-los, é preciso arriscar. Quando o Senhor suscita uma vocação, não apenas pensa no que tu és, mas em tudo o que, junto a ele e os outros, virás ser. 

Como discernir minha vocação?

Uma expressão de discernimento é o ESFORÇO por RECONHECER a própria VOCAÇÃO. É uma tarefa que requer espaços e solidão, porque se trata de uma decisão muito pessoal que mais ninguém pode tomar em seu lugar. Esse silêncio não é uma forma de isolamento, pois devemos nos lembrar de que "o discernimento orante exige partir da predisposição para escutar: o Senhor, os outros, a própria realidade que não cessa de nos interpelar de novas maneiras. Somente quem está disposto a escutar é que tem a liberdade de renunciar a seu ponto de vista parcial e insuficiente. Dessa forma, está realmente disponível para acolher um chamado que quebra as suas inseguranças, mas leva-0 a uma vida melhor, porque não é suficiente que tudo corra bem, que tudo esteja tranquilo.

Quando se trata de discernir a própria vocação, é necessário fazer várias perguntas. Não se deve começar por questionar onde se poderia ganhar mais dinheiro, onde se poderia obter mais fama e prestígio social, mas também não é conveniente começar a se perguntar quais tarefas lhe dariam mais prazer. Para não se enganar, é preciso mudar de perspectiva, perguntando: Conheço a mim mesmo, para além das aparências ou dos meus sentimentos? Sei o que alegra ou entristece o meu coração? Quais são meus pontos fortes e minhas fragilidades? Qual é o meu lugar nessa terra? Para que Deus me trouxe ao mundo?

Testemunho vocacional

Vocação, chamado de Deus

Frei Daniel do Sagrado Coração

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! 

Sou Frei Daniel do Sagrado Coração, consagrado à Deus através do Instituto dos Frades de Emaús. Sou natural de Nova Iguaçu - Rio de Janeiro. Tenho 21 anos e um coração cheio de amor para amar a Deus e aos meus irmãos. 

Como nasceu minha vocação?

Para começar a falar de minha vocação, preciso

voltar no dia de meu nascimento, em 25 de dezembro de 1997, onde a nasci com o cordão umbilical me sufocando e por conta disso já estava sem ar e provendo a falecer. Seria uma grande fatalidade para minha família, pois perder um ser amado não é fácil, ainda mais de quando se trata de um recém nascido. Após ficar internado por alguns dias, com muita oração dos familiares e apoio médico eu tive uma boa recuperação e sendo liberado.

Cresci sendo educado na fé Católica. Minha mãe fez questão deu receber os sacramentos da Iniciação Cristã e assim se realizou. Eu me recordo que quando estava fazendo a catequese, haviam dias que acordava sem nenhum desejo de ir para mais uma aula de catequese e por inúmeras vezes eu ia obrigado. Sempre fui muito atencioso as pessoas e à pratica religiosa. Todos me viam e diziam que eu ir ser padre. A única resposta que eu dava as pessoas era "se for da vontade de Deus..." resposta esta estimulada pela família que já me dizia que ser padre era muito difícil, e que requeria muito estudo e dinheiro. Minha família é muito simples, não havíamos dinheiro para pagar estudo para ser um padre, afinal, eu nem sabia o que era ser padre.

O tempo foi passando e o zelo pela casa de Deus foi aumentando. Após eu realizar minha primeira comunhão um diácono da Igreja Matriz de nossa Paróquia São Sebastião em Austin - Nova Iguaçu, me chamou a ser coroinha. Quando somos crianças, todos nossos desejos devem passar pela aprovação de nossos pais, era assim que fomos educados. Então fui conversar com minha família. No início eles diziam que era para eu negar, pois não havia tempo para eu me dedicar, aliás, um coroinha é um futuro padres, assim pensavam... Após muita insistência de minha parte minha família autorizou. Comecei minha formação a ser coroinha. Neste período soubemos que o padre iria sair da Paróquia e que viria um Frei... eu fiquei cheio de medo, pois o que era um Frei? Será que ele é um místico? O que é um místico? Seria um mago? Tudo isso eu pensava e refletia até que houve a mudança e pude conhecer melhor. Quando este Frei chegou para assumir a Paróquia, após um tempo conhecendo os grupos, pastorais e movimentos, marcou para o dia 13 de junho (dia de Santo Antônio), meu envio a coroinha. Passei a servir nas missas, apenas com 11 anos de idade e cheio de amor e responsabilidade pelas coisas sagradas. Na escola todos me chamavam de "o menino padre", pois todos notavam minha vida de oração e o amor para com a Santa Igreja. O tempo foi passando e fui crescendo e amadurecendo, até que um dia eu passei a sentir um ardor no coração... parecia que eu queria ser algo mais que um coroinha. O que sempre chamava minha atenção nesse Frei, é que ele nunca vivia sozinho, mas que haviam outros freis morando com ele, parecia uma família muito bonita! Isso chamava muito minha atenção. Passei a entender que eles não eram franciscanos, mas Emautanos e que o Instituto deles era chamado de Instituto dos Frades de Emaús. 


Vinde e Vede!

Qual é a sua vocação?

Já discerniu?

Frades de Emaús
Frades de Emaús

Jovem, não tenha medo de entregar sua vida a Deus! Consagre sua vida a Ele!

Venha e seja feliz sendo um Frade de Emaús!

Em meio a tantas situações cotidianas da vida, dificilmente paramos para nos perguntar: Qual será o projeto de Deus em minha vida?

Não deixe o medo tomar conta de você o impedindo de dar um passo a frente.


Faça contato conosco!

Vinde e Vede como é bom Como é Suave os irmãos Viverem Juntos bem Unidos!

Salmo 132 (133)